Bolsa É Autorizada A Mudar Processo Para Operações De Mesmo Comitente

A BM&FBovespa solicitou à Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) autorização para modificar o procedimento relativo às operações de mesmo comitente nos mercados que administra. As chamadas operações de mesmo comitente são aquelas em que um investidor figura como comprador e vendedor de determinado negócio. A BM&FBovespa pretendia eliminar os procedimentos de cancelamento daquelas operações no segmento Bovespa e extinguir dificuldades que impedem que a especificação do mesmo comitente seja feita no segmento BM&F.

A BM&FBovespa desenvolveu metodologia para distinguir as operações sistemáticas, onde se verifica o elemento da intencionalidade, daquelas aleatórias e não intencionais. Serão utilizados testes de classificação de investidores por número de negócios e volume financeiro. Dessa forma, a distinção será feita com base na participação relativa de cada investidor em termos de número de negócios e volume financeiro negociado, partindo da premissa de que, havendo intencionalidade, as operações serão sistematicamente realizadas.

No procedimento proposto, inicialmente, teremos a aplicação de filtros para posteriormente ser feita uma análise das operações selecionadas pela área técnica da Diretoria de Operações da BM&FBOVESPA, responsável pela elaboração dos relatórios a serem enviados à CVM e à BSM - BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados (BSM).

A metodologia proposta pretende uniformizar os procedimentos nos segmentos BM&FBovespa e BM&F. Segundo a SMI, tal sistemática pode filtrar as operações e, assim...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT