EUA adotam sanções contra o petróleo da Venezuela

Os EUA impuseram ontem novas sanções contra a estatal venezuelana Petróleos de Venezuela (PDVSA), num esforço para paralisar o governo do presidente Nicolás Maduro e para reforçar o poder da oposição no país. As medidas, que também atingem a Citgo, subsidiária da PDVSA nos EUA, entrarão em vigor nos próximos três meses e colocarão uma pressão formidável sobre Maduro.

O assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, John Bolton, disse que as medidas vão congelar US$ 7 bilhões em ativos e custar ao país US$ 11 bilhões em exportações perdidas nos próximos doze meses. O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que as sanções terão um efeito mínimo sobre as refinarias americanas, mas isso não está claro ainda.

As sanções deverão ter impacto nos preços do petróleo, uma vez que os EUA ainda compram em torno de 500 mil barris por dia de petróleo venezuelano. O anúncio das medidas ocorreu após o fechamento do mercado.

Maduro reagiu as notícias dizendo que os EUA estavam buscando roubar a Citgo da Venezuela. "A PDVSA vai tomar as medidas legais, políticas, operacionais e comerciais para defender os interesses da Venezuela nos EUA", afirmou o presidente ao receber diplomatas venezuelanos que retornavam dos EUA.

As sanções ocorrem após o presidente Trump ter confrontado, na semana passada, o regime chavista ao reconhecer Juan Guaidó, de 35 anos, o presidente da Assembleia Nacional, como o legítimo chefe de Estado da Venezuela.

"A população da Venezuela se manifestou clara e corajosamente" contra Maduro, afirmou Trump na semana passada. Ele disse que usaria "todo o peso do poder econômico e diplomático dos EUA para pressionar pelo restabelecimento da democracia venezuelana".

Guaidó, que também conta com o apoio de muitos outros países, disse que seu governo vai assumir as contas externas do país para evitar a pilhagem dos ativos por Maduro e por membros de seu acuado governo. "Queremos impedir que o usurpador e sua gangue raspem o fundo do tacho e continuem a roubar o dinheiro venezuelano", afirmou Guaidó ontem.

O presidente da Assembleia Nacional...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT