Fundo soberano de Abu Dhabi financiará porto privado no ES

O projeto do porto privado multicargas de São Mateus, a ser construído na cidade de mesmo nome localizada no Norte do Espírito Santo, contará com financiamento do fundo soberano Abu Dhabi Fund for Development (ADFD). A agência de ajuda externa criada pelo governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, financiará 85% dos R$ 3 bilhões orçados para o empreendimento.

O nome do fundo era guardado em segredo pela Petrocity Portos, empresa criada em 2013 por um grupo de investidores brasileiros e estrangeiros para construir o porto, mas foi informado ao Valor pelo diretor-geral da empresa, José Roberto Barbosa.

Hoje, haverá a assinatura de um memorando de entendimentos entre a Petrocity e o governo do Espírito Santo em que estará definido o cronograma para a instalação do porto. Na ocasião, também serão assinados os contratos com empresas envolvidas no processo, como a Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), que fará os projetos e construirá o empreendimento, conforme o Valor adiantou em 2018.

O pedido de licença prévia do empreendimento, denominado Complexo Portuário de São Mateus, foi protocolado em junho passado e a expectativa é que as obras comecem até o fim de julho deste ano. O licenciamento será tocado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente. A meta é terminar as obras em 2021 já com a capacidade plena instalada.

O porto poderá movimentar 30 milhões de toneladas e a projeção é que no terceiro ano de operação escoe 14 milhões de toneladas. Mas Barbosa não gosta de mensurar a importância do negócio por tonelagem, avalia que essa métrica não é a mais adequada para traduzir o alcance do projeto logístico. Nele, haverá área para atender carga geral, cargas rolantes (veículos), rochas ornamentais e embarcações de apoio offshore.

Cada área terá um operador âncora. Está em criação uma empresa - a Petrocity Logística - que buscará esses parceiros. Já está definido que a operação de rochas ornamentais ficará a cargo da multinacional de mármore e granito Marmi Bruno Zanet.

O projeto do porto foi concebido para escoar cadeias que estão em um raio de até 300 quilômetros mas são "perdidas" para portos de outros Estados. "Em 2017, o...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT